Blog sobre livros, leituras, séries, filmes, doramas, artes, etc... e o que mais gostar de comentar a respeito. Aceita uma xícara?

, ,

Quase uma Opinião | O Aliciador, de Donato Carrisi


Título: O Aliciador | Il suggeritore | The Whisperer
Autor: Donato Carrisi
Série: Mila Vasquez, #1
Gênero: Thriller, Mistério ,Suspense, Crime
Ano: 2010

Início da Leitura: 10/02/2015 | Término: 10/02/2016

O criminologista Goran Gavilla e a equipe de homicídios enfrentam um caso perturbador - seis braços de meninas entre 9 e 13 anos são desenterrados em um bosque. Cinco das crianças identificadas haviam desaparecido na última semana. Conforme os cadáveres emergem, as esperanças de que a sexta menina esteja viva provocam uma corrida contra o tempo, mas, em vez de levarem a equipe ao culpado, as pistas revelam-se parte de um plano friamente arquitetado pela mente cruel e brilhante do assassino, que parece estar sempre um passo à frente. Fonte


Já faz bem mais de um mês que terminei este livro e até o momento não sei como e o que escrever sobre ele. Tentei e tentei pensar numa maneira de escrever esta opinião e não consigo elaborar um caminho nem para o começo, nem para o meio e muito menos o fim!

Portanto, mesmo agora esta não será uma opinião definitiva - talvez algum dia consiga escrever algo decente e assim mude isto tudo, mas por enquanto fica assim...

Esta minha dificuldade se deve muito a parte final do livro - sendo um pouco mais precisa, acho que foi faltando um tanto mais que 100 páginas para terminar -, que teve tantas revelações, tantas reviravoltas e fiquei tão sem reação na hora - e até hoje quando lembro - que deu um branco e não consigo organizar as ideias de jeito nenhum! Nem a minha classificação  eu havia decidido até agora! E ela se dá justamente por esta parte final do livro.

O livro começa de um jeito que durante boa parte do livro eu achei que seria mais um thriller sem nada muito novo, pois apesar de ter até um bom ritmo, não conseguia me envolver muito e os personagens não me pareciam nada diferentes dos que já havia visto antes e com isso também não conseguia me conectar com eles.

Mas esta história não mostra apenas a investigação do caso das meninas desaparecidas:  a medida que vão descobrindo os corpos, também vão descobrindo outras histórias, conectadas ou não com elas - não conto mais para não dar spoiler - que sempre vai revelando mais e mais coisas, o que deu em "casos paralelos". Achei muito interessante estes casos paralelos. Teve uma história diferente da outra, situações que de um certo modo me pegaram de surpresa, tanto pelos acontecimentos, quanto pelos desfechos de cada um - pensando nisso agora, acho que foi algo bem diferente de ser feito.

De pronto não sei se estou enganada, mas creio que este seja o primeiro autor italiano que leio e depois dessa experiência devo dizer que pretendo ler mais, não só dele quanto da Itália também. Este também é o primeiro livro do Carrisi e para uma estreia eu achei que foi bastante boa. Pelo que li no goodreads, ele estudou lei e criminologia, o que dá para ver em muitas partes do livro, na maneira ao qual descreve os porquês dos assassinos/crimes, por exemplo.

Bem, já não sei mais o que comentar, pois ao mesmo tempo que tem tantos assuntos a serem comentados deste livro, não sei bem como colocá-los por escrito no momento.

Mas, para resumir o que penso, minha recomendação é que leia este livro se você gosta de thrillers, não acho que irá se arrepender.

"Pensamos que sabemos tudo sobre as pessoas que estão do  nosso lado, mas na verdade não sabemos nada..." - Goran


P.S. Esta é minha segunda tentativa de ler este livro! Tentei em 2012, mas como estava numa ressaca literária, deixei de lado e só no ano passado foi que fui dar outra chance.

P.S.2 - E nesta segunda tentativa que, comecei em 10 de fevereiro de 2015, fui terminar a leitura em 10 de fevereiro de 2016! Sim, UM ANO depois de inciada a leitura eu a terminei! Se tivesse me forçado a isso, não teria dado tão certo!

P.S.3 - Ah, o livro não é parado e lento não, minha lentidão na leitura se deve ao meu bloqueio literário, que me fazia ler um pouco e parava por um tempo e depois isso se repetia novamente. Se estivesse lendo em um ritmo normal, o mais provável  é que teria terminado a mais tempo.



Share:

2 comentários:

  1. Oi!! Adorei o blog e que nome legal, sério, gostei muito. Comecei meu blog há pouco tempo e estou procurando novas pessoas para seguir, agora sigo você para acompanhar tudinho. Abraço. http://haveyoumetsam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oh, muito obrigada! ^_^
    Boa sorte com o blog!

    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita! :)